OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

terça-feira, 12 de novembro de 2013

NOVOS ARTIGOS

 “ Onde está escrita a lei de Deus? – Na consciência.” ¹



Conflitos


Inscrita na consciência de cada indivíduo, a lei de Deus impulsiona à conquista de comportamentos que se coadunem com a orientação do  amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Quando por imaturidade do espírito, ou ainda por mal velada rebeldia,  tenta-se burlar a lei, impondo dores a si mesmo e/ou a outrem, apresentam-se os conflitos.
Segundo Myers², conflito é uma aparente incompatibilidade de ações, objetivos ou ideias.
Nascido nos refolhos da mente e dificilmente identificado, o conflito é o verdugo que não cessa de ferir.
Essa incompatibilidade à qual Myers se refere pode fomentar processos destrutivos de longo curso e de resultados desastrosos, que se encarregam de produzir a depressão, as auto-obsessões, enfim, diversas patologias emocionais.
Diz-se, pode produzir processos destrutivos porque o conflito quando identificado se torna um aliado, um instrumento poderoso de auxílio no tocante ao autoconhecimento e possível transformação interior. Este é um aspecto positivo dos conflitos: o sofrimento, após incubação, pavimenta a estrada do socorro, retirando o indivíduo da acomodação, impondo necessário jejum moral a fim de que se conquiste, consequentemente, disciplina emocional e moral.
Assim, destaca-se que a Psicologia confirma a assertiva crística: Não se pode servir a dois senhores! Ou caminha-se pelas veredas da verdade, ou se submete ao martírio dos conflitos.
O Evangelho é seguramente o roteiro de luz do qual não se prescinde a fim de alçar o necessário equilíbrio.

           ¹ Questão 621, O Livro dos Espíritos
² Introdução à Psicologia Geral, David Myers, 5ª Ed, 1999
Muita Paz!
Rita Mercês



O CENTRO ESPÍRITA

 
Quando do último artigo, mencionamos os livros da codificação espírita e nada mais oportuno, agora, descrever em poucas linhas, as funções de um Centro Espírita, diga-se, ainda pouco conhecido e compreendido. Alicerçado na doutrina da lógica, que tem no seu bojo libertar consciências, ampliando o poder de análise, discernimento e consequentemente a visão para uma vida melhor, tem como função principal a educação moral e espiritual, através de palestras, cursos, estudos, seminários, encontros, distribuição de mensagens de otimismo, fé e esperança, biblioteca e livraria, portanto uma verdadeira Escola da Vida. Em segunda instância, podemos asseverar que também um Centro Espírita é uma Oficina, pelas atividades que constam na sua rede de realizações, considerando os trabalhos sociais, tais como: creches, hospitais, trabalhos profissionalizantes, participações de profissionais liberais em auxílio aos irmãos necessitados de ajuda psicológica, médica, jurídica e de outros serviços, ajuda material às famílias no setor da alimentação, vestuário e calçados com os bazares e outras formas de atendimento, ajuda as pessoas com dependência química em conjunto com os seus familiares, distribuição de sopas ou outros alimentos, sendo um grande aliado e parceiro junto à sociedade e órgãos públicos responsáveis por muitos destes serviços. Em terceira instância, podemos informar que um Centro Espírita, também pode ser considerado, em sua função espiritual, uma Casa de Saúde, isso porque oferece às pessoas, independente de qualquer religião, posição social, ser ou não ser religioso, os serviços de ajuda espiritual através da prece, do passe, das atividades mediúnicas, da orientação fraterna, da visita a enfermos acamados, do ensino do chamado evangelho no lar, da visita ao idoso em casas de repouso, de palestra e passes a enfermos em hospitais psiquiátricos, tudo com único objetivo de ajudar, seja em conjunto com a área da saúde pública ou particular. O essencial é libertar seres humanos das dores do corpo; auxiliar na harmonização dos seus sentimentos e equilibrar-se emocional e espiritualmente. Portanto, leitor amigo, o Centro Espírita oferece uma folha de serviços, todos voltados ao bem estar do próximo em consonância com o que diz o Mestre maior de todos os tempos - Jesus: “Quando fizerdes ao meu mais pequenino irmão é a mim que o fizeste”. É de bom alvitre conhecer um Centro Espírita. Vamos refletir sobre isso? Muita paz a todos!

Antonio Tadeu Minghin


Nenhum comentário:

Postar um comentário