OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

quinta-feira, 6 de março de 2014

Artigo publicado no Jornal A Tarde



Hipocrisia ou Indignação?

José Medrado
Mestre em família pela Ucsal e fundador da Cidade da Luz

medrado@cidadedaluz.com.br


É sabido que a empresa Adidas lançou uma linha de camisetas para a copa com apelo sexual em suas estampas. Houve uma gritaria geral, a presidente Dilma protestou em rede social, a Embratur foi categórica: "O governo brasileiro discorda dessa linha de produtos, não aceitamos o turismo sexual. Claro que as pessoas podem namorar durante a Copa, mas não queremos uma mercantilização disso.". Tudo bem, claro, mas, honestamente, a questão, entendo, passa e muito pela hipocrisia da nossa sociedade. Não foi uma, nem duas as vezes que, em viagem doutrinária pelo exterior, pude assistir à comercial oficial de turismo brasileiro com cenas de sambistas quase nuas requebrando, de banhistas de igual forma física dando mergulhos em praias brasileiras, à semelhança de golfinhos, principalmente as do Rio de Janeiro, deixando claro que, por aqui, essas mulheres estonteantes e seminuas fazem parte da paisagem dessas terras brasilis.

Não podemos, claro, aceitar a mercantilização humana, como produto de exportação brasileira, seja em avenidas de samba ou em areia quente de praias, mas para isso acontecer temos que nos educar e começar a fazer um trabalho de valorização nacional além de bum-buns e pernas que jogam futebol. Mas o que se dá é o cultivo, como apelo mesmo, já que não existem políticas púbicas direcionadas a um processo de mudança de foco dos reais valores que temos. O Brasil não sabe, mas a cientista Tahisa Bermann descobriu um disco nuclear em uma galáxia que ajudou a entender o funcionamento dos buracos negros; Mayana Zatz descobriu a enzima responsável por um tipo de distrofia muscular; Miguel Nicolelis, foi eleito pela revista "Scientific American" um dos 20 cientistas mais influentes do mundo, pois é. 

O fato é que o brasileiro vive em uma sociedade hipócrita, onde se finge, inclusive, virtude que não se tem e só pensa em resolver algum problema que se sente incomodado de perto. E falar disso tudo é chato... gostamos da superficialidade das questões.


Seja feita a Tua vontade!
Rita Mercês Minghin
   
    Quando nos comprometemos com Deus a fazer-LHE a vontade, notadamente nos momentos da oração, quase invariavelmente desprezamos o sentido real desse compromisso.
    Bastará a Vida  oferecer-nos oportunidades de reajuste ignorando a nossa vontade que, imediatamente nos sentiremos infelizes. Queixosos, questionaremos a divina sabedoria.
    Vezes sem conta, buscamos a satisfação dos desejos, das sensações do corpo, dos caprichos de todos os matizes e nesse afã olvidamos a mensagem que nos convida a fazer a vontade do Senhor, ainda que contrariados.
    O orgulho e o egoísmo, que se constituem a gênese de todas as nossas quedas morais, quando permitimos que se sobreponham à razão, dão-nos falsa ideia de nossas verdadeiras necessidades.
    No exame oportuno de nossos desacertos, assim nos situamos:
* ao recebermos uma ofensa, defendemo-nos usando o mesmo artifício;
* um pedido negado redunda certamente em revolta;
* uma dieta imposta, o desprezo pela ocasião de aprender alimentar-se com segurança;
* um amigo que deserta, a facilidade de esquecimento de suas virtudes;
* a doença que nos visite, cobrança imediata do remédio para efeitos;
* um negócio lucrativo que não se concretiza, espaço aberto para o desalento...
   Nos momentos tormentosos a orientação cristã sinaliza temperança, equilíbrio, uso da inteligência. É imperativo serenar nossas emoções, buscando refúgio seguro na prece, pavimentando uma ponte de luz entre nós, que representamos a necessidade, e o socorro divino, que nos aguarda a rogativa humilde.
    E, por fim, sempre que dissermos “seja feita a Tua vontade”, calemos nossas inquietações, aprendendo no exercício da renúncia  identificar a vontade Dele.       

Muita Paz!

Rita Mercês



JESUS – O FUTURO E  O ESPIRITISMO 



Antonio Tadeu Minghin




Amigo Leitor, quando estudamos as passagens de Jesus no Novo Testamento, temos por conclusão, que a sua fala tinha como  objetivo o futuro. Senão vejamos:
“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, O Espírito da Verdade....” (...)...vós ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.(João, XIV 15 a 17; 26).
No prefácio do Livro Evangelho Segundo o Espiritismo, vamos encontrar a seguinte colocação do Espírito da Verdade:
“(...) Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido...”
Portanto, tudo que Jesus falou e exemplificou, tinha como meta o futuro da humanidade. Sabia sobejamente o Mestre Maior, que a mentalidade daquela época tinha dificuldades no alcance profundo dos seus ensinos.
Ciente de tudo, Jesus contava com os processos reencarnatórios para que sua mensagem e seus postulados fossem compreendidos e praticados pela humanidade, agora, mais madura e experiente. Caso contrário, o  que seria dos primeiros povos que o conheceram?  E de outras coletividades que antecederam o Mestre?  E como prova, antes de anunciar o Espírito da Verdade, Jesus, afirma que tinha muito o que falar, mas “vós não suportariam.”
Ora, se Jesus não pode dizer tudo e o Espírito da Verdade viria, mais tarde, para ensinar e também para lembrar o que o Cristo disse, é que o seu ensino, foi esquecido ou mal compreendido.
Segundo o Evangelho Segundo o Espiritismo, assim, o Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: O Espírito da Verdade preside o seu estabelecimento.
Portanto, entendemos, caro leitor, que este é o momento de aprofundarmos nos estudos espíritas. Fica muito claro, sem querer sermos os donos da verdade, pois muito ainda temos que aprender, que a Doutrina Espírita é a revelação prometida  por Cristo ( que seria a terceira revelação) e quando Jesus estabelece que o Consolador ficaria e estaria eternamente com a humanidade, é porque já não seria mais uma pessoa, pois, uma individualidade não fica eternamente no mundo. Mas um corpo de doutrina, cujos postulados, estes sim, ficam para sempre.
O Espiritismo, explica e demonstra o conhecimento das coisas, ou seja, permite a todos saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra.
Vamos refletir sobre isso? Muita paz a todos.

Antonio Tadeu Minghin

Nenhum comentário:

Postar um comentário