OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ARTIGO DO MÊS DE MAIO

  O SONHO SOB A ÓTICA ESPÍRITA

   Um tanto ainda desconhecido ou até mesmo pouco estudado, o sonho, na verdade, é, um estado onde o espírito tem amplas possibilidades de se exercitar. Isto é, trabalhando os seus sentimentos, de forma ativa e concreta, para a sua evolução. Serve também de recreio, conforme os Veneráveis Espíritos da Codificação afirmaram, em O Livros dos Espíritos. Onde o Espírito se refaz, das vicissitudes e das preocupações do seu dia-a-dia. Afirmam os Espíritos, que jamais ficamos inativos, no estado do sono.
   O assunto é tão importante que, no Livro dos Espíritos, o mestre Lionês, Allan Kardec, o tema é tratado nas questões de nº  400 a 455.
   Entretanto, explica a doutrina espírita, que temos três categoria de sonhos:
1ºSonhos Orgânicos: provocados pela ação da matéria e dos sentidos.
2ºSonhos Mistos: provocados pela ação da matéria e do espírito.
3ºSonhos Etéreos ou puramente espirituais: provocados somente pelo espírito. Dentro deste contexto, temos a classificação do sonho:
   1º Sonhos Comuns (Orgânicos): emitidos por nós ou por outras pessoas, como: imagens(forma pensamentos), problemas emocionais ou orgânicos. Puramente fisiológico.
   2ºSonhos Reflexivos: Lembranças arquivadas no nosso subconsciente (perispírito)  desta encarnação ou em existências pretéritas.
   3ºSonhos Espíritas: Encontros espirituais conforme nossas vibrações, com amigos, parentes, participação em estudos para aprendizado ou mesmo diversões e encontros com desafetos. Tudo, de acordo com o nosso livre arbítrio.
   A doutrina espírita também explica sobre o sonambulismo em dois aspectos:
   O sonambulismo espontâneo e o magnético ou artificial ou seja provocado por ação de terceiros. Conforme afirma o mestre Kardec:
   “No estado de desprendimento em que se encontra, o espírito do sonâmbulo entra em comunicação mais fácil com outros espíritos encarnados ou não encarnados, essa comunicação se estabelece pelo contato dos fluidos que se compõem os perispíritos e servem de transmissão para o pensamento, como o fio da eletricidade.”
   O Extase, é um sonambulismo mais apurado.
   Temos também os sonhos premonitórios ou seja. sonhamos com acontecimentos futuros. Não podemos intervir, porque, sonhamos com o efeito e não com a causa. Melhor dizendo, conforme estatística efetuada por Robert Nelson, do Registro Central de Premonições, em 1968, de 12 mil sonhos pesquisados, apenas 56 ocorreram.
   Finalizando, amigo leitor, o sonambulismo natural ou  artificial (magnético); o êxtase e a dupla vista, são apenas variedades ou modificações  de uma mesma causa. Estes fenômenos, assim como nos sonhos, estão na Lei da Natureza.
   Vamos estudar? Vamos refletir sobre isso?
   Muita paz a todos!
Antonio Tadeu Minghin
Centro Espírita Dr.Mariano Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário