OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS

- O ESPIRITISMO CONSIDERA A BÍBLIA?
  RESPOSTA: Sem dúvida. Diz Kardec que a Bíblia não contém erros. Os erros estão na sua interpretação.
  O Espiritismo demonstra que a Bíblia é um livor que tem sentido histórico e mediúnico.
  Diz ainda o mestre Allan Kardec: "NÃO REJEITEMOS, POIS, A GÊNESE BÍBLICA; PELO CONTRÁRIO, ESTUDÊMO-LA, COMO SE ESTUDA A HISTÓRIA DA 
INFÂNCIA DOS POVOS. ELA É UMA ESPÉCIE RICA DE ALEGORIAS, CUJO SENTIDO OCULTO É PRECISO PROCURAR, COMENTAR E EXPLICAR, POR MEIO DE LUZES DA RAZÃO E DA CIÊNCIA”.
                    
-É VERDADE QUE  NÃO DEVEMOS FAZER PRECE PARA SUICIDAS, PORQUE O ATRAÍMOS PARA NOSSA CASA?
RESPOSTA: Esta questão além de ser falsa é em verdade uma grande falta de caridade para com o nosso irmão, que por alguma decepção em sua vida, cometeu este grande equívoco.A prece é um instrumento de amor e caridade para com todos. Devemos fazer a nosso prece para com todos os necessitados sempre.

- É CORRETO E TEM VALIDADE LEVAR ROUPAS NO CENTRO ESPÍRITA PARA "APLICAR PASSE NAS MESMAS?"
RESPOSTA: É uma conduta equivocada e sem nenhum valor terapêutico ou espiritual. Até mesmo, é uma atitude constrangedora e que coloca a pessoa no ridículo. Cabe aos diretores da Casa Espírita, explicar com todo carinho e amor, esclarecendo ao frequentador de que o passe se recebe ou envia através da mentalização e que pode ser aplicado à distância. Portanto, dispensa esta conduta, mesmo porque o passe não terá ação nenhuma  em vestimentas.



- É CERTO DIZER ESPIRITISMO DE "MESA BRANCA ou ESPIRITISMO DE OUTRAS LINHAS?"

RESPOSTANão é correto, pois, não existe Espiritismo de Mesa Branca, e sim, apenas um só Espiritismo, ou seja, só existe Doutrina Espírita. Esta referência é um grande equívoco que foi criado  no início do século 20 para diferenciar o que era atividade mediúnica, dos nossos irmãos do Movimento Afro-Brasileiro com o Espiritismo, que diga-se de passagem, com todo respeito, difere muito da atividade nos Centros Espíritas. A atividade mediúnica dos nossos irmãos eram realizadas em terreiro, ou mesmo pela dificuldade de se expressarem, nas matas, e que por volta de 1908, a Umbanda se organizou e se constituiu em entidade civil religiosa. O Espiritismo trazido ao Brasil, pelo grande Espírita Luiz Olimpio Teles de Menezes, que inicialmente era estudado nas residências dos espíritas iniciantes. Em 17/09/1865 fundou o primeiro Centro Espírita denominado: Grupo Familiar do Espiritismo e depois em 08/03/1869 fundou o primeiro Jornal Espírita denominado: Ecos de Além Túmulo, na cidade de Salvador-BA. Portanto, segundo os historiadores, para diferenciar (erroneamente) um do outro, chamaram o Espiritismo de "mesa branca", porque se colocava uma toalha branca sobre a mesa onde era realizada a atividade mediúnica, por uma questão de higiene, (na verdade, toalha branca ou de qualquer cor ou mesmo sem toalha, sabemos que não intefere na qualidade da atividade) e faziam esta diferenciação, querendo ressaltar que a Doutrina Espírita continha uma pureza que contrariava as atividades dos nossos queridos irmãos do Movimento Afro-Brasileiro, injustificável, pois tudo que se faz em nome de Deus e do próximo, é puro amor. Nos tempos modernos, o Movimento Espírita, corrige esta grande falta para com todos os nossos irmãos de outro pensamento filosófico ou religioso. E é isto que devemos fazer, esclarecer as pessoas que ainda pensam e acreditam na chamada "mesa branca".

- É CORRETO DIZER DOUTRINA KARDECISTA?

RESPOSTA: Não é correto. É um grande equivoco, pois só existe uma: A Doutrina Espírita, que foi codificada pelo mestre Lionês: Hyppolyte Leon Denizard Rivail (Allan Kardec). Quando Kardec terminou a primeira parte de seu trabalho, foi-lhe sugerido, pelo grupo que já estava pesquisando o assunto das mesas girantes, que tinha sido denominado Neoespiritualismo, o nome da Doutrina como Kardecista, pelo trabalho por ele feito, no que foi prontamente recusado por Kardec. Afirma Allan Kardec, que a doutrina não era dele e sim, dos Espíritos. Foi então, que este corpo de doutrina recém formado, se denominou: Doutrina Espírita, . Entretanto podemos dizer: conceitos, pensamentos, lógica, etc, Kardecista, pois o grande mestre, também formulou seus pensamentos e opiniões. Mas, se tratando de Doutrina, devemos dizer: Doutrina Espírita ou Espiritismo.

2 comentários:

  1. como saber se consigo manifestar com algum espirito

    ResponderExcluir
  2. Morenah, boa noite
    Não sei se estou te entendendo bem... Acredito que você esteja perguntando como fazer para 'perceber' os espíritos, é isso? Bem, em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec diz que todos somos médiuns, todos somos influenciados pelos espíritos, e sentimos essa influência em graus diferentes. É o que chamamos de médiuns ostensivos, aqueles que sentem essa influência de uma forma mais intensa. Eu recomendo a leitura e o estudo do livro acima citado, com certeza você sanará todas as suas dúvidas nesse campo. Só gostaria de frisar que mesmo todos sendo médiuns não desenvolvemos mediunidade ostensiva, aqueles que a possuem só podem se educar para tê-la por instrumento abençoado de serviço a si mesmos e ao próximo. Vou postar dois programas sobre mediunidade, acredito que vá ser útil a todos. Ah, você está convidada para assistir ao seminário Nosso Lar, em 12/06/2011, no Centro Espírita Discípulos de Jesus - às 7h30min! Abraços
    Rita

    ResponderExcluir