OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

sábado, 30 de novembro de 2013

SEJA SEMPRE ALEGRE E FELIZ! ATUALIZAÇÕES DE HOJE: 30/11/2013

ATENÇÃO: EXERCÍCIO PARA AMAR

A CADA UM SEGUNDO ÀS SUAS OBRAS!

IMAGEM DO DIA: PARA MEDITAR!

VAMOS VALORIZAR À VIDA QUE DEUS NOS DEU!
                                     
VAMOS PRATICAR O AUTOCONHECIMENTO?


ARTIGO DE DO DIA: Por Wanderley Oliveira



VOCÊ ESTÁ CARREGANDO QUANTAS PESSOAS NAS SUAS COSTAS? (2)

Continuando meu post de ontem, vamos falar hoje sobre a saída para esse clima emocional de mágoa que cria uma teia energética, prendendo você a pessoas que foram alvo de sua irritação e mau humor.
O maior perdedor com esse clima de azedume é você mesmo. Se você, por exemplo, briga com alguém ou destrata uma pessoa, vai ficar com ela na sua cabeça vários dias (ou até meses) causando os maiores danos possíveis na sua vida emocional e mental, detonando sua coluna vertebral.
A iniciativa mais importante para sair dessa condição de “metralhadora de forças negativas” é resolver o estado de mágoa. O que é a mágoa? É a raiva que você não conseguiu resolver. Raiva de quem? Principalmente de você mesmo, mas pode ser também de alguém, de algum acontecimento.
Tudo é cinza na vida dos magoados. Tudo garra na vida de pessoas magoadas. Não será exagero dizer que mágoa é uma cola que prende a vida emocional e cria a sensação de estar “patinando”, andando no mesmo lugar. Os magoados não aceitam as pessoas como são e estão sempre em briga mental com alguém, puxando para si o campo energético dessa pessoa. Qual a saída? Perdão.
Quando você perdoa, você compreende. Compreende e reconhece que, exclusivamente, você é responsável por tudo que está ocorrendo na sua vida. É preciso coragem para admitir isso. É mais fácil culpar os outros do que baixar a cabeça e dizer: eu assumo minha parte nas dificuldades pelas quais estou passando e vou corrigir, custe o que custar, sem ficar responsabilizando os outros pelas minhas dores.
Essa é a saída. Quem exerce perdão, aceita. Quem perdoa, a si, aos outros e a vida, vai adiante, entende sua parcela de culpa e percebe que mágoa é o mesmo que ficar segurando uma brasa na mão procurando alguém em quem jogar.
Em meu trabalho profissional oriento meus pacientes a um processo de educação emocional sob essa ótica. Quando eles aplicam perdão, curam não somente suas costas, mas sua vida.

HUMOR

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

VAMOS PEDIR AOS PROPRIETÁRIOS DE CINEMA, PARA TRAZER PARA A NOSSA CIDADE, ESTE FILME?

VAMOS NOS UNIR EM FAVOR DA VIDA?

BOM DIA !ARTIGO DE WANDERLEY OLIVEIRA



ESPÍRITA DE VERDADE NÃO É ANJO

Para ser espírita de verdade não precisa ser anjo. Precisa ser gente. Gente com juízo. Gente com responsabilidade.
Tem gente querendo ser um anjo de bondade na vida depois que tomou contato com as luzes do Espiritismo. Anjo na assistência social, anjo na mediunidade, anjo na palestra, anjo na desobsessão... Ser bom é ótimo, mas anjo...
É muito fácil ser dopado pelo orgulho e achar que as coisas de valor e importância são: ser médium, expositor, passista, presidente disso ou daquilo, escritor, curador, radialista e quaisquer outros papéis exercidos na tarefa espírita.
Tarefas são boas para a melhora espiritual e moral, mas não distingue você de ninguém na longa caminhada da evolução. São oportunidades e não credenciais de grandeza.
Desligue-se dessa purpurina de ser anjo. De ser quem você não conta de ser. De ser alguém que você não é. Não faça copias. Isso é horrível e te distancia da sua paz pessoal. 
Descubra a alegria e a riqueza de ser gente. Você vai adorar. Gente com juízo é muito bom!



APRENDENDO A MEDITAR EM 1 MINUTO !


JOSÉ MARIA FERNÁNDEZ COLAVIDA "O KARDEC ESPANHOL" E SUA ATUAÇÃO NO ATO DE FÉ DE BARCELONA

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BOM DIA! ARTIGO:EVOLUÇÃO ANIMAL NA VISÃO ESPÍRITA





A EVOLUÇÃO ANIMAL NA VISÃO ESPÍRITA

O assunto como o título indica é, infelizmente, um tema pouco entendido e podemos dizer ainda pouco divulgado na sociedade, e como espírita, posso afirmar ainda que é pouco estudado e muito menos explanado pelo movimento espírita. Ao consultarmos as Obras da Codificação Espírita, especialmente “O Livro dos Espíritos”, observamos que o Mestre Allan Kardec, em conjunto com os Espíritos Superiores, dedicaram um capítulo inteiro sobre os Três Reinos – cap. XI, que se inicia na questão 585 e seguindo até a 613, o que certamente demonstra sua tamanha importância, e por conseqüência, nossa obrigatoriedade em  conhecer sobre o assunto e, assim, valorizar e respeitar mais os nossos irmãos em estágios inferiores, os quais caminham, pouco a pouco, por impulsão Divina, e portanto, em conformidade com as Leis Naturais, rumo ao progresso e que num período ainda distante, é bem verdade, alcançarão também o estágio da humanidade, como nós já fizemos. E assim, mais uma vez, a ciência oficial encontra-se de acordo com a ciência espírita, aliás, a bem da verdade, o Espiritismo científico anunciou para o mundo, no berço da cultura da época - a França - pelo eminente Professor Rivail (a esse tempo Allan Kardec), o que dois anos depois, a Ciência oficial através do pesquisador britânico Charles Darwin, anunciaria:  a teoria da Evolução das Espécies. Ainda que no campo físico, e só a título de conhecimento, descobriu-se que nós humanos descendemos de moluscos hermafroditas e acéfalos. Pois bem, quando Darwin fez o seu anúncio, ele sabia que sua pesquisa iria mudar o mundo científico, tendo assim declarado: “É como confessar um crime”. Afirmação esta que agora é o verdadeiro sentido. É certo que por ser bastante religioso (católico) e amigo do clero, Darwin tinha receios de que aquele anúncio o colocaria contra a Igreja, pois esta defendia e defende a teoria criacionista. Mas após 20 anos omitindo esse segredo, resolveu ser honesto e verdadeiro visto que sua teoria é ainda hoje a teoria oficial. Assim também, o Espiritismo, revelou que o Espírito estagia nos reinos: mineral, vegetal, animal (quando inicia a sua individualidade), e humano quando elabora os seus sentimentos em busca do alcance ao “Reino” Espiritual permanente, mas aprendendo e trabalhando sempre.
Dessa forma, o Espiritismo comunga com a Ciência Acadêmica e a Teoria Evolucionista, e não com a teoria Criacionista, como faz a maioria das religiões.
Portanto, recomendo ao amigo leitor a leitura de ”No Mundo Maior”, de André Luiz, bem como as Obras da Codificação Espírita. Tenho a plena convicção de que você, amigo, vai conhecer maravilhas, no sentido de aprendizado. Reflita sobre isso. Muita paz a todos!
Antonio Tadeu Minghin





quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEJA SEMPRE FELIZ, ALEGRE E OTIMISTA!



Felicidade


 

Conceito de felicidade...
Considerando a biografia das grandes almas que passaram pelo planeta, percebe-se a diferença conceitual entre nossas aspirações e o projeto divino que nos é traçado.
Incessantemente, em busca de  prazeres,  temos perdido o foco da nossa reencarnação, a meta maior que é a evolução.
Há para todos, no entanto, o momento de reavaliação de conceitos (crenças, desejos, valores...), isto constitui, quase sempre, processo doloroso e lento.
Dores de crescimento tais como a diluição das ilusões, aceitação e enfrentamento do que somos, aquisição de equilíbrio etc, constituem realidades inegociáveis e imprescindíveis na busca pela luz! 
Certo é também que esse percurso se faz absolutamente sozinho, na intimidade do ser, ou seja, é impossível ascender com esforço alheio.
Palavras duras, mas examinando o panorama que se estende às vistas de todos percebe-se nitidamente que somente no esforço hercúleo é que se logra a conquista superior, a felicidade.
Qualquer outro recurso que não seja o uso do cinzel da boa vontade será meramente um lento e seguro processo de quedas espetaculares.
Importante salientar também que o referido processo divino não é, necessariamente, pavimentado em bases de sofrimento, de angústias e aflições de todos os jaezes. A proposta cristã, como consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, não é para que nos cubramos de cinzas. Antes e ao contrário, Jesus nos conclama a participar de seu banquete.
Parece confuso? Não, não é.
Precisamos apenas aprender a conhecer nossas reais necessidades e não termos medo de atendê-las, seguindo as diretrizes seguras que o Nazareno nos legou.
Todo o Evangelho é um convite à paz, à felicidade, ao trabalho. Necessário se faz entender-lhe a proposta divina, sabedores de que estamos nesse mundo, mas não pertencemos a ele e que estamos fatalmente destinados àquilo que está muito além das estrelas, a plenitude da Vida!
Sejamos felizes!

Muita Paz!

Rita Mercês

MENSAGENS EDIFICANTES PARA A NOSSA REFLEXÃO




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MUITA PAZ! SEJA SEMPRE FELIZ!


ARTIGO DE JOSÉ REIS CHAVES (TV MUNDO MAIOR)

DISSE A PEDRO UM ESPÍRITO DE DEUS: O EVANGELHO NÃO É SÓ PARA JUDEUS
     Embora os líderes religiosos não falem sobre o assunto, a Bíblia é um manual de fenômenos espíritas de capa a capa. São fenômenos espíritas no sentido de que eles envolvem espíritos e, pois, também a mediunidade, uma vez que os espíritos só se comunicam através de médiuns. Mas lembremo-nos de que nem sempre um fenômeno com espíritos tem o conteúdo de acordo com o da Doutrina Espírita codificada por Kardec.
     E médiuns, todos o somos, mas especiais ou que recebem espíritos são poucos. São Paulo chamou as faculdades mediúnicas de dons espirituais ou proféticos (1 Coríntios 14: 37). E é um mesmo espirito que controla tudo, ou seja, o próprio Espírito de Deus. (1 Coríntios 12: 11).  Aliás, no fundo de tudo que é bom está Deus.
       Quem assiste a uma missa diz no Credo: “Creio no Espírito Santo, na Comunhão dos Santos...”, mas nunca ouve um padre explicar o que é a Comunhão dos Santos. Segundo ela, nós nos comunicamos com os espíritos dos que já estão no mundo espiritual, fazendo preces para eles, principalmente os necessitados, ou pedindo ajuda aos que são adiantados ou já santos. E a Igreja teve que transformar essa doutrina em dogma, pois Moisés (não Deus), em Deuteronômio capítulo 18, proíbe o  contato com os espíritos dos mortos, e os cristãos antigos, muito ainda ligados ao judaísmo, eram, pois, contra essa doutrina. Mas, como vimos, não é Deus que proíbe tal contato, então, a Igreja estava certa em instituir essa doutrina. Só que por ela cheirar espiritismo, a Igreja, depois de Kardec, evita falar nela, não sabendo a maioria dos católicos o seu significado.
      Que os espíritos se comunicam conosco, creio que, hoje, quem estuda a fundo a Bíblia e a Ciência espiritualista não tem como negar essa grande verdade. E aqui recomendo o livro “Os Espíritos comunicam-se na Igreja Católica”, de Paulo Neto, Ed. Grupo Educação, Ética e Cidadania (GEEC), Divinópolis (MG). www.geec.org.br
      São Pedro, apesar de já ter passado pelas experiências mediúnicas do Pentecostes, discriminava os gentios ou povos não judeus. Mas um espírito apareceu-lhe e o instruiu, mostrando-lhe que Deus não faz acepção de pessoas. (Atos 10: 19 e 35). Esse mesmo espírito apareceu também ao centurião Cornélio.  (Atos 10: 4). Geralmente, nos textos bíblicos, todo espírito bom (anjo, mensageiro) passou a ser chamado de “o Espírito Santo”, o trinitário, depois da instituição da Santíssima Trindade, mas como está nos originais gregos e no latim da Vulgata Latina, trata-se de “um espírito santo” ou “spiritus bônus” (Vulgata Latina; e 1 João 4: 1).
      Realmente, a Bíblia é um livro cheio de manifestações de espíritos bons, santos, chamados frequentemente de anjos, mas anjo (“aggelos” em grego, “ângelus” em latim) é um espírito humano evoluído, santo, enviado, “office-boy” do mundo espiritual, como vimos no episódio acontecido com são Pedro!
José Reis Chaves
     Na TV Mundo Maior, por parabólica e, também, pelo www.tvmundomaior.com.br, o “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina Sobral e este colunista, às 20h das quintas, e às 23h dos domingos. Perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br E, na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15.
    “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec, pela Ed. Chico Xavier. www.editorachicoxavier.com.br (31) 3636-7147 - 0800-283-7147, com tradução deste colunista.
      Recomendo “A Energia que Cura”, de Rossano Sobrinho, e “Encontrando Deus”, Rossélio Sobrinho, www.editorachicoxavier.com.br
  LIVROS DO COLUNISTA:
  Todos os livros deste colunista se encontram na Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier: www.editorachicoxavier.com.br    contato@editorachicoxavier.com.br  
Telefones: (31) 3636-7147
                          3635-2585
                          3637-1048

                          0800-283-7147

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Respeitado pesquisador norte-americano defende que a morte não existe

Não são todos os dias que vemos cientistas se lançando a explorar temas mais filosóficos como a existência da alma ou da vida após a morte, por exemplo, muito menos que venham a público defender suas teorias. Contudo, Robert Lanza, um respeitado pesquisador norte-americano, defende que a morte não existe, afirmando que esse evento não passa de uma ilusão criada pelas nossas mentes.
Segundo Lanza, a vida não passa de uma atividade do carbono e uma mistura de moléculas que dura por tempo determinado. O que morre é o nosso corpo que, então, se decompõe sob a terra. Para o cientista — que baseia suas alegações na física quântica e no biocentrismo —, a ideia de “morte” apenas existe porque ela foi sendo passada de geração para geração, ou seja, porque fomos ensinados a acreditar que morremos.

Múltiplos universos

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Além disso, a nossa consciência associa a vida com a existência do corpo, e todos sabemos que os corpos morrem. De acordo com Lanza, a morte não deveria ser encarada como algo definitivo, como o fim de tudo, pois, seriam a biologia e a vida as responsáveis por criar a realidade do Universo, e não o contrário.  E mais: o espaço e o tempo não passam de ferramentas criadas pela mente para que a nossa realidade faça sentido.
Sendo assim, uma vez que a ideia de que o espaço e o tempo não existem é aceita, isso significa que nos encontramos em um mundo sem limites espaciais ou lineares. Essa mesma hipótese é defendida pelos físicos teóricos, que acreditam na existência de múltiplos universos nos quais diferentes situações estariam acontecendo simultaneamente.
Portanto, se o transcorrer de nossas vidas — começo, meio e fim — está acontecendo em todos esses universos simultaneamente, então a morte não pode existir. Mas e o corpo, que morre e se decompõe? Essa “mistura de moléculas e atividade do carbono” volta para o Universo, onde passa a existir como parte dele.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

BOM DIA!


A FÉ DERRUBA OBSTÁCULOS por Francisco Rebouças - RJ

A fé derruba obstáculos

 

É, através da confiança em si e em Deus, que o homem vence seus obstáculos, pois, um indivíduo confiante é capaz de superar com muito maior facilidade os entraves de seu progresso à caminho da felicidade e da paz que o aguarda na morada dos Seres Angelicais.

Quando Jesus nos afirmou: " pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível" ¹, quis nos abrir os olhos e alargar nossa compreensão sobre os poderes do pensamento positivo, em relação às nossas dificuldades morais.

Importante se faz entender, que as montanhas a que o Mestre se reporta, são as dificuldades do nosso dia-a-dia, as resistências externas, a má vontade com que normalmente nos vemos envolvidos, mesmo quando nos dedicamos á realização dos mais elevados propósitos.

Entre tantas "montanhas" que podemos superar pela ação da verdadeira fé, podemos destacar: os preconceitos de toda ordem, o apego às coisas da matéria, o egoísmo, o fanatismo e as paixões oriundas do orgulho camuflado, que sempre impõem obstáculos aos que se dedicam a promover o progresso da humanidade.

Noutra acepção, entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim. Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas.

"A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. A fé vacilante sente a sua própria fraqueza; quando a estimula o interesse, toma-se furibunda e julga suprir, com a violência, a força que lhe falece. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo". ²

A fé robusta do indivíduo que a possui, ajuda-o a perseverar na busca do seu ideal, abastecendo-o de energias vitalizantes e aumentando sua esperança na conquista dos fins colimados levando-o a superar as barreiras que se lhe opuserem fortalecendo-o intimamente, e fazendo-o conquistar por essa razão a simpatia e a cooperação dos Espíritos Superiores que o inspiram e o envolvem nas nobres vibrações de paz.

O homem de fé não vacila ante os desafios do caminho evolutivo que trilha, não cedendo campo aos espíritos ignorantes adversários da luz, pois, não acredita ser impossível a conquista da vitória final sobre os percalços do caminho daquele que crer e tem fé em sí e em Deus.

Fonte:
1) Evangelho de Mateus, Cap. XVII: 14-19
2) O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XIX, item 3.

JFCR.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PROTEÇÃO ENERGÉTICA por Wanderley Oliveira

Sabe aquela pessoa que não emite uma boa energia, que exala uma vibração ruim e que é bastante antissocial? Pois é... Quando você conviver com uma pessoa dessa como vizinho, colega de trabalho, na rua ou onde for, proteja-se!
Essa pessoa desperta naturalmente em você algo ruim, você percebe, mas ao invés de iluminar sua reação, ao contrário, parte para falar mal dela ou emitir um sentimento negativo, destacando o jeito infeliz ou venenoso dela ser. Com essa reação você apenas está fortalecendo uma conexão entre ela e sua mente. Uma hora isso pode se transformar em briga ou confusão, mal-estar ou fofoca.
Percebeu uma pessoa assim, faça sua proteção. Emita algo bom ou ore por essa pessoa. Pense em um escudo de energias entre você e ela, um escudo de luz violeta.
Antes do caldo derramar, organize-se espiritualmente para que isso nunca aconteça. Proteção espiritual é também você saber se antecipar àquelas pessoas ou situações que podem uma hora acabar prejudicando a você mesmo.
É você quem sai ganhando de tudo isso e com tudo isso. Se não for leve, ajude a vida a levar embora para bem longe de você.

CRER EM DEUS!!


VAMOS APRENDER A MEDITAR EM 1 MINUTO? MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O LIVRO DO MÊS: CLUBE DO LIVRO DA USE - UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DE PENÁPOLIS E REGIÃO

MÉDIUM: Francisco do Espírito Santo Neto
ESPÍRITO: Lourdes Catherine

O analfabetismo emocional por Andre Lima - andre@eftbr.com.br

O analfabetismo emocional
Até mais ou menos o ano de 2006, eu era um analfabeto emocional. Diferente do analfabetismo comum onde a pessoa tem consciência de que não sabe escrever, o analfabeto emocional não tem a percepção da sua falta de conhecimento.

O que é então ser um analfabeto emocional? É desconhecer coisas básicas sobre o que são as emoções, como elas funcionam, como influenciam a nossa vida em todas as áreas. O que aprendemos durante a nossa formação escolar diz respeito de forma geral ao intelecto. Aprendemos e desenvolvemos o raciocínio lógico, a memória, a capacidade de aprender conceitos sobre coisas do mundo. O analfabeto emocional investe apenas no aumento da sua capacidade intelectual pois pensa que isso é o mais importante.

Esse aprendizado é útil, entretanto, fica faltando algo vital, que entendo como mais importante e que irá influenciar nossa vida de uma forma mais profunda. Formamos seres humanos dotados de uma grande capacidade intelectual mas que não conseguem criar uma vida feliz, em paz, próspera e saudávelhttp://cdncache3-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png.

Tive uma boa educação e sempre fui considerado uma pessoa inteligente. Entretanto, minha vida profissional se tornou um caos e a ansiedade me consumia. Se eu era tão inteligente isso não era para acontecer. A maioria pensa que a única coisa que podemos fazer para ajudar um ser humano a ser feliz e bem-sucedido na vida é dar uma boa educação formal e uma boa educação caseira. A educação que temos em casa é fortemente contaminada pela negatividade dos nossos pais, que eles acabam nos passando de forma inconsciente.

São essas as ferramentas que damos às crianças até que completem sua formação. A partir daí, temos a ilusão de que a pessoa tem toda a base que interessa e assim ela terá condições seguir na vida de forma satisfatória. Se ela não consegue o resultado esperado não compreendemos a razão.

Apesar de ter tido uma boa educação, eu desconhecia sobre os aspectos emocionais, e o quanto essa área em desequilíbrio sabotava a minha vida. Talvez eu tivesse uma leve noção sobre essa influência, mas eu pensava que ela era mínima. Eu achava que se eu estudasse mais e tomasse as atitudes que me parecessem mais lógicas, eu encontraria as soluções. Só que as minhas ações e escolhas eram totalmente influenciadas pelo estado emocional, inconscientemente, e eu não tinha a menor ideia disso. A escolha da profissão, dos relacionamentos e as atitudes tomadas no dia a dia eram mais reflexo do meu estado emocional interior do que da minha inteligência.

A forma como eu lidava com a vida, de uma forma sutil e inconsciente, levava a mais e mais resultados negativos. Eu não percebia os erros que eu cometia. Tudo o que eu sabia é que as coisas davam errado e mais sofrimento surgia. E as razões por trás de tudo isso? Eu nem sabia que haviam razões. Parecia acaso, má sorte, qualquer coisa, só não parecia que tinha uma explicação tão óbvia como eu consigo enxergar hoje.

Depois de muito sofrimento e de não entender o porque tudo dava tão errado, percebi que somente estudar e ser inteligente não era o suficiente. Despertou, então, o interesse pelo autoconhecimento. Comecei então um lento e gradual processo de alfabetização emocional. Aprendi muito com Gary Craig, criador da *EFT.

Durante esse aprendizado foi ficando cada vez mais claro pra mim o quanto as crenças que eu carregava, e os problemas de autoestima (muitos que eu nem sabia que tinha) estavam criando resultados negativos. Somente a inteligência intelectual jamais seria capaz de me levar a bons resultados. Pela primeira vez, eu comecei a entender profundamente que eu era o criador de tudo aquilo e que precisa curar muitas coisas dentro de mim para que a minha vida mudasse. E foi o que aconteceu. Passando por diversos processos terapêuticos, lendo livros, textos na internet, vídeos, meditação e outras coisas, o interior foi mudando e o resultado foi aparecendo em todas as áreas: melhora da saúde física, dos relacionamentos, da parte profissional, diminuição da ansiedade.

O analfabeto emocional não tem uma consciência profunda de que quando a sua vida não está indo bem, ele é a única pessoa que pode mudar a situação e que somente curando o seu interior sua vida vai mudar. Ele normalmente vai achar que são fatores externos a ele são os principais responsáveis pela sua infelicidade: seu pais, seu sócio, sua mulher, o Brasil, a cultura da cidade, o governo. Na sua lógica inconsciente, são esses fatores que precisam mudar para que ele seja feliz. Ele mesmo gerou muito sofrimento para si mesmo  e não percebe. Não criou de forma proposital, mas sim inconscientemente. Mesmo assim, ele é o responsável.

O analfabeto emocional também não sabe que ele cria suas doenças físicas a partir de sentimentos negativos que vão se acumulando dentro de si. Toda emoção negativa é produzida quimicamente pelo nosso corpo e afeta a nossa fisiologia gerando: tensão nos músculos, alteração do hormônios, mudança do PH sanguíneo. Sentimentos vão ficando guardados dentro de nós e se somando até que começam a provocar reflexos mais visíveis na parte física: diabetes, pressão alta, câncer, doenças de pele, alergias, doenças cardíacas etc.

É muito provável que a pessoa desenvolvida intelectualmente, mas analfabeta emocionalmente fique com raiva de mim ao ler esse texto. Pois ela tem certeza de que as doenças são causas por fatores externos, e que se sua vida está mal em outras áreas, a maior causa está em coisas fora do seu interior. Seu ego defenderá a posição da vítima, que gera muito sofrimento e não permite que a pessoa mude, mas é o que ela está acostumada a ser.

Seria muito bom que aprendêssemos desde criança a perceber nossos sentimentos. Saber o que é raiva, o medo, a culpa, a frustração. Perceber a manifestação física dessas emoções. Sim, toda emoção quando surge provoca um desconforto no corpo, é a sua química afetando a fisiologia. Deveríamos aprender como os sentimentos negativos sabotam a nossa vida de forma inconsciente, influenciando nossas escolhas. Poderíamos aprender na escola sobre crenças limitantes, quais são e como elas nos prejudicam. Se aprendêssemos a detectar aspectos da autoestima baixa, jogos de manipulação familiar, padrões negativos que se repetem, teríamos muito mais condições de nos libertamos dessa negatividade. Mas nossos pais e professores também são analfabetos emocionais, eles não sabem lidar com nada disso. Normalmente, só vamos aprender na idade adulta, depois de muito sofrimento, buscando professores nessa áreas através de livros, palestras, vídeos e terapeutas.

André Lima - EFT Practitioner
*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar,  http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp 


terça-feira, 12 de novembro de 2013

NOVOS ARTIGOS

 “ Onde está escrita a lei de Deus? – Na consciência.” ¹



Conflitos


Inscrita na consciência de cada indivíduo, a lei de Deus impulsiona à conquista de comportamentos que se coadunem com a orientação do  amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Quando por imaturidade do espírito, ou ainda por mal velada rebeldia,  tenta-se burlar a lei, impondo dores a si mesmo e/ou a outrem, apresentam-se os conflitos.
Segundo Myers², conflito é uma aparente incompatibilidade de ações, objetivos ou ideias.
Nascido nos refolhos da mente e dificilmente identificado, o conflito é o verdugo que não cessa de ferir.
Essa incompatibilidade à qual Myers se refere pode fomentar processos destrutivos de longo curso e de resultados desastrosos, que se encarregam de produzir a depressão, as auto-obsessões, enfim, diversas patologias emocionais.
Diz-se, pode produzir processos destrutivos porque o conflito quando identificado se torna um aliado, um instrumento poderoso de auxílio no tocante ao autoconhecimento e possível transformação interior. Este é um aspecto positivo dos conflitos: o sofrimento, após incubação, pavimenta a estrada do socorro, retirando o indivíduo da acomodação, impondo necessário jejum moral a fim de que se conquiste, consequentemente, disciplina emocional e moral.
Assim, destaca-se que a Psicologia confirma a assertiva crística: Não se pode servir a dois senhores! Ou caminha-se pelas veredas da verdade, ou se submete ao martírio dos conflitos.
O Evangelho é seguramente o roteiro de luz do qual não se prescinde a fim de alçar o necessário equilíbrio.

           ¹ Questão 621, O Livro dos Espíritos
² Introdução à Psicologia Geral, David Myers, 5ª Ed, 1999
Muita Paz!
Rita Mercês



O CENTRO ESPÍRITA

 
Quando do último artigo, mencionamos os livros da codificação espírita e nada mais oportuno, agora, descrever em poucas linhas, as funções de um Centro Espírita, diga-se, ainda pouco conhecido e compreendido. Alicerçado na doutrina da lógica, que tem no seu bojo libertar consciências, ampliando o poder de análise, discernimento e consequentemente a visão para uma vida melhor, tem como função principal a educação moral e espiritual, através de palestras, cursos, estudos, seminários, encontros, distribuição de mensagens de otimismo, fé e esperança, biblioteca e livraria, portanto uma verdadeira Escola da Vida. Em segunda instância, podemos asseverar que também um Centro Espírita é uma Oficina, pelas atividades que constam na sua rede de realizações, considerando os trabalhos sociais, tais como: creches, hospitais, trabalhos profissionalizantes, participações de profissionais liberais em auxílio aos irmãos necessitados de ajuda psicológica, médica, jurídica e de outros serviços, ajuda material às famílias no setor da alimentação, vestuário e calçados com os bazares e outras formas de atendimento, ajuda as pessoas com dependência química em conjunto com os seus familiares, distribuição de sopas ou outros alimentos, sendo um grande aliado e parceiro junto à sociedade e órgãos públicos responsáveis por muitos destes serviços. Em terceira instância, podemos informar que um Centro Espírita, também pode ser considerado, em sua função espiritual, uma Casa de Saúde, isso porque oferece às pessoas, independente de qualquer religião, posição social, ser ou não ser religioso, os serviços de ajuda espiritual através da prece, do passe, das atividades mediúnicas, da orientação fraterna, da visita a enfermos acamados, do ensino do chamado evangelho no lar, da visita ao idoso em casas de repouso, de palestra e passes a enfermos em hospitais psiquiátricos, tudo com único objetivo de ajudar, seja em conjunto com a área da saúde pública ou particular. O essencial é libertar seres humanos das dores do corpo; auxiliar na harmonização dos seus sentimentos e equilibrar-se emocional e espiritualmente. Portanto, leitor amigo, o Centro Espírita oferece uma folha de serviços, todos voltados ao bem estar do próximo em consonância com o que diz o Mestre maior de todos os tempos - Jesus: “Quando fizerdes ao meu mais pequenino irmão é a mim que o fizeste”. É de bom alvitre conhecer um Centro Espírita. Vamos refletir sobre isso? Muita paz a todos!

Antonio Tadeu Minghin


EXEMPLO DE APRENDIZADO E SUPERAÇÀO....MUITO LINDO!


QUE BELO EXEMPLO DE MOTIVAÇÃO: CÃO PARALÍTICO E GATINHA CEGA E SUPERAÇÃO DE UM CÃO




SUPERAÇÃO!!!