OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PALESTRAS ESPÍRITAS EM VIDEO

DIVALDO PEREIRA FRANCO: PALESTRA EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO NO HOSPITAL ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES EM 154/11/2012

  DIVALDO PEREIRA FRANCO: PALESTRA EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO NO HOSPITAL ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES: EM BUSCA DE PAZ E  EQUILÍBRIO                                






                  ANETE GUIMARÃES NO ESPÍRITO SANTO
                                     
                 JOSÉ MEDRADO NA CIDADE DA LUZ NA BAHIA

AMIGOS DO PARANÁ EM VISITA A RUAL TEIXEIRA, EM FRANCA RECUPERAÇÃO

RUAL TEIXEIRA AGRADECE A HOMENAGEM DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ






MUITA LUZ E FORÇA QUERIDO AMIGO: RAUL TEIXEIRA

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UM CONVITE ESPECIAL A VOCÊ: Informações: tadeuatm@yahoo.com.br



LEIAM COM ATENÇÃO ESTA NOTÍCIA



Caso de Routley é relatado em documentário exibido pela BBC nesta terça-feira na Grã-Bretanha

Paciente em estado vegetativo se comunica em ressonância
9

Um canadense considerado em estado vegetativo há mais de uma década foi capaz de se comunicar com cientistas por meio de sua atividade cerebral monitorada em um exame de ressonância magnética. Scott Routley, de 39 anos, foi questionado durante um exame e foi capaz de relatar aos pesquisadores que não sentia dor.



Esta é a primeira vez que um paciente com danos cerebrais graves e sem capacidade de comunicação conseguiu dar respostas consideradas clinicamente relevantes.

Os médicos de Routley dizem que a descoberta significa que os manuais médicos precisam ser reescritos.

O caso do canadense é relatado em um documentário produzido pelo programa Panorama, da BBC, que vai ao ar na Grã-Bretanha na noite desta terça-feira (13). O programa acompanhou vários pacientes em estado vegetativo ou em estado mínimo de consciência na Grã-Bretanha e no Canadá por mais de um ano.
Mente consciente
Os pacientes em estado vegetativo saem do estado de coma para uma condição com períodos nos quais ficam acordados, com os olhos abertos, mas sem percepção de si mesmos ou do mundo exterior.

Routley sofreu danos cerebrais em um acidente de carro há 12 anos. Nenhum dos exames físicos desde então haviam mostrado sinal de consciência ou de habilidade para se comunicar.

Mas o neurocientista britânico Adrian Owen - que coordenou a equipe de pesquisadores no Instituto de Cérebro e Mente da Universidade de Western Ontario, no Canadá - diz que Routley claramente não está em estado vegetativo. 
"Scott foi capaz de mostrar que tem uma mente consciente e pensante. Nós o examinamos várias vezes e seu padrão de atividade cerebral mostra que ele está claramente escolhendo responder nossas questões. Acreditamos que ele saiba quem é e onde está", diz Owen.
"Perguntar a um paciente algo importante para ele tem sido nosso objetivo por anos. No futuro, podemos perguntar o que for possível para melhorar sua qualidade de vida. Podem ser coisas simples como o entretenimento que damos a eles ou a hora do dia em que eles são lavados e alimentados", observa.
Consciência
Os pais de Scott Routley dizem que sempre acreditaram que ele estava consciente e que conseguia se comunicar levantando um polegar ou movendo seus olhos. Mas isso nunca tinha sido aceito pelos médicos.
O neurologista Bryan Young, que cuidou de Routley por uma década, diz que os resultados dos novos exames alteraram todas as análises de comportamento que haviam sido feitas ao longo dos anos. "Eu fiquei impressionado e espantado com o fato de ele ter sido capaz de mostrar essas respostas cognitivas. Ele tinha o quadro clínico de um típico paciente vegetativo e não mostrava nenhum movimento espontâneo que parecesse significativo", diz.
Análises tradicionais de Routley, desde que ele deu as respostas nos exames de ressonância magnética, continuam a sugerir que ele esteja em estado vegetativo. Young diz que os textos médicos precisam ser atualizados para incluir a técnica de Owen.
Outro paciente canadense acompanhado pelo Panorama, Steven Graham, foi capaz de demonstrar que havia acumulado novas memórias após ter sofrido danos cerebrais. Graham responde "sim" ao ser questionado se sua irmã tem uma filha. Sua sobrinha nasceu após seu acidente de carro, há cinco anos.