OS DISCÍPULOS DE JESUS

OS DISCÍPULOS DE JESUS
"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem." Jesus"

domingo, 21 de novembro de 2010

CANTINHO DO ANIMAL:




Animais que adotam filhotes dos outros

AP

Abandonados pelas mães biológicas, três filhotes de leão e um de tigre (à esquerda na foto) ganharam uma mãe adotiva: uma cachorra.
O fato aconteceu no safari de Hefei, no centro da China. A cachorra vem alimentando os filhotes desde junho, e a relação entre a "família" é tranquila e carinhosa - como mostra a foto, feita no domingo.
 E não para por ai as mamães do mundo animal não se importam com nenhuma diferença.

POESIA DO MÊS

A FORÇA DA AMIZADE
por: GLAUCIA LORENA


A força da nossa amizade vence todas as diferenças…
Aliás… para que diferenças se somos amigos?
Quando erramos… nos perdoamos e esquecemos
Se temos defeitos… não nos importamos…
Trocamos segredos…
e respeitamos as divergências…
Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo…
Nos amparamos…nos defendemos…
sem pedir…
fazemos porque nos sentimos felizes em fazer…
Nos reverenciamos… adoramos… idolatramos… apreciamos… admiramos.
Nos mostramos amigos de verdade,
quando dizemos o que temos a dizer…
Nos aceitamos , sem querer mudanças…
Estamos sempre presente,
não só nos momentos de alegria,
compartilhando prazeres,
mas principalmente nos momentos mais difíceis..

ACONTECEU COM CHICO XAVIER


O Remédio
Livro: Lindos Casos de Chico Xavier
Ramiro Gama
    Chico, nessa noite, estava muito fatigado, quando à hora da prece costumeira, aparece-lhe Dona Maria João de Deus.
    - Minha mãe, - roga ao espírito carinhoso - como fazer para alcançar a vitória no cumprimento de meus deveres?
    - Meu filho, só conheço um remédio - servir.
    - Mas e as dificuldades de entendimento com os outros? Como espalhar as bênçãos do Espiritismo com quem não as deseja, se, às vezes, oferecendo o melhor que possuímos, apenas recolhemos pedradas?
    - Servir é a solução.
    - Entretanto, há pessoas que nos odeiam gratuitamente. Malsinam-nos as melhores intenções detestam-nos sem motivo e dificultam-nos o mínimo trabalho... Que me diz a senhora? Julga que existe algum recurso para fazer a paz entre elas e nós?
    - Sim, há um recurso - servir sempre.
    - Então, a senhora considera que, para todos os males da vida, esse é o remédio?
    - Sim, meu filho, remédio essencial. Sem que aprendamos a servir, ainda mesmo quando tenhamos boas intenções, tudo em nós será simples palavras que o mundo consome...
    E, depois de semelhante receita, o Espírito de Dona Maria retirou-se como quem não tinha outro remédio a ensinar.

HISTÓRIA DO MÊS


"Quando o sonho se desfaz, Deus reconstroi"
NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE
Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando. Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada fora de qualquer rota de navegação.
Ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para guardar seus poucos pertences.
E como sempre agradeceu.
Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando:
"O pior aconteceu! Perdi tudo!
Deus, por que fizeste isso comigo ?"
Chorou tanto, que adormeceu profundamente cansado.
No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
"Viemos reagata-lo", disseram.
"Como souberam que eu estava aqui ?" Perguntou ele.
"Nós vimos o seu sinal de fumaça !"
É comum sentirmo-nos desencorajados e até mesmo desesperados, quando as coisas vão mal. Mas, Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
Lembre-se:
Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até voce a Graça Divina.

Não temas, crê somente"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mt. 11:28)

GRANDES VULTOS DO ESPIRITISMO





5.3. DEOLINDO AMORIM (1908-1984)
Deolindo Amorim, baiano, foi jornalista, escritor, sociólogo e espírita.  De religião católica, em certa época professou também o protestantismo, mas integrando-se por volta de 1932, em reuniões do C. E. Jorge Niemeyer, no Espiritismo, serviu com inexcedível dedicação, com total fidelidade a Allan Kardec, tornando-se ao longo dos anos um intérprete fiel da Doutrina Consoladora. Deolindo Amorim foi um intelectual que se dedicou ao Espiritismo, que assimilou a Doutrina integrando-se na mundividência espírita.
Expositor hábil, lúcido e convincente, proferiu inúmeras palestras e conferências, uma delas sobre o "Suicídio à Luz do Espiritismo" no Instituto Pinel (Hospital de Doentes Mentais), da Universidade do Brasil, levando, assim, as idéias espíritas ao ambiente universitário não-espírita. Estampou colaboração constante em diversos órgãos do Brasil e do exterior, tendo sido também redator de Mundo Espírita (antigamente no Rio e posteriormente transferido para o Paraná) e de Estudos Psíquicos, revista que se edita em Lisboa (Portugal).
Alguns títulos de seus livros: Africanismo e Espiritismo (com uma edição na Argentina), O Espiritismo e os Problemas Humanos(com uma edição na Argentina), Espiritismo à Luz da CríticaO Espiritismo e as Doutrinas Espiritualista. (MARTINS, 1989)

O CODIFICADOR, ALLAN KARDEC


Biografia de Allan Kardec










Nascido em Lião, a 3 de outubro de 1804, de antiga família que se distinguiu na magistratura e no foro, Allan Kardec (Léon-Hippolyte-Denizart Rivail ) não seguiu a carreira dos Avoengos, sentindo-se, desde os verdes anos, atraído pelos estudos da ciência e da filosofia. Matriculado na escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suíça), tornou-se um dos mais aplicados discípulos daquele eminente professor e um dos mais zelosos propagadores do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu na reforma dos estudos de Alemanha e de França. Dotado de notável inteligência e atraído para o ensino por vocação e especiais aptidões, desde os quatorze anos ensinava aos condiscípulos menos adiantados o que ia aprendendo. Foi com essas lições que se lhe desenvolveram as idéias, que mais tarde deveriam colocá-lo entre os homens do progresso e do livre pensamento. Nascido na religião Católica, mas educado no Protestantismo, serviram-lhe os atos de intolerância por que passou, de incentivo, em boa hora, ao pensamento de uma reforma religiosa, na qual trabalhou, em silêncio, por dilatados anos, procurando alcançar o meio de unificar as crenças, sem que pudesse descobrir, entretanto, o elemento indispensável para a solução do grande problema. Foi o Espiritismo que, mais tarde, lhe facultou esse meio, imprimindo-lhe aos trabalhos particular orientação.





Concluídos os estudos, tornou à França; possuindo profundo conhecimento da língua alemã, traduziu para ela diferentes obras de educação e moral, entre as quais , o que é característico, as de Fénelon, que mui particularmente o seduziram. Era membro de muitas sociedades científicas e entre elas a da Academia Real de Arras, que, no concurso de 1831, lhe coroou uma notável memória acerca da questão: Qual o sistema de estudos mais em harmonia com as necessidades da época?





De 1835 a 1840, fundou em sua casa, na rua Sévres, cursos grat
uitos de física, química, anatomia comparada, astronomia, etc.- empresa digna de encômios em qualquer tempo, mas principalmente numa época em que bem poucos eram os interessados que se aventuravam pôr aquela senda. Sempre empenhado em tornar atraentes e interessantes os sistemas de educação, inventou , ao mesmo tempo, um método engenhoso para aprender a contar e um quadro mnemônico da história de França, cujo objetivo era fixar na memória as datas dos mais notáveis acontecimentos, bem como os descobrimentos que ilustram cada reinado
.



Entre as numerosa obras de educação, podemos citar as seguintes: Plano para o melhoramento da instrução pública, 1828. _ Curso prático e teórico de aritmética, segundo o método de Pestalozzi , para uso de professores e de mães de família, 1829._ Gramática francesa clássica, 1831._ Manual para exames de capacidade. Soluções racionais de questões e problemas de aritmética e de geometria, 1846. _ Catecismo gramatical da língua francesa, 1848._ Programa dos cursos ordinários de física, química, astronomia, fisiologia (que ele dava no Liceu Polimático).







Pontos para os exames da Câmara Municipal e da Sorbonne, acompanhados de instruções especiais sobre as dificuldades ortográficas, 1849, obra muito estimada na ocasião da qual ainda recentemente se faziam novas edições. Antes que o Espiritismo lhe viesse popularizar o pseudônimo de Allan Kardec, havia ele, como se vê, sabido ilustrar-se com trabalhos de natureza mui diversa, os quais tinham pôr finalidade esclarecer a massa popular, prendendo-a ainda mais ao sentimento de família e ao amor de pátria. Em 1855, quando se começou a tratar das manifestações de Espíritos, Allan Kardec dedicou-se a perseverantes observações do fenômeno e cuidou principalmente de lhe deduzir as conseqüências filosóficas; entreviu de longe o princípio de novas leis naturais; aquelas que regem as relações entre o mundo visível e invisível
.



Reconheceu, nas manifestações deste, uma das forças da natureza, cujo conhecimento devia projetar luz a uma infinidade de problemas considerados insolúveis. Finalmente percebeu a relação de tudo aquilo com pontos de vista religiosos. As suas principais obras acerca da nova matéria são: O Livro dos Espíritos, para a parte filosófica, cuja a primeira edição apareceu a 18 de abril de 1857. O Livro dos Médiuns, para a parte experimental e científica, publicada em janeiro de 1861. O Evangelho Segundo o Espiritismo, para a parte moral , publicada em abril de 1864. O Céu e o Inferno, ou A Justiça de Deus segundo o Espiritismo, agosto de 1865. A Gênese, os Milagres e as Predições, janeiro de 1868.





A Revista Espírita, órgão de estudos psicológicos, publicação mensal começada em 1 de janeiro de 1858. Fundou em Paris, a 1 de abril de 1858, a primeira sociedade espírita regularmente constituída, com o nome de Societé parisiense des études spirites, cujo o fim exclusivo era o estudo de tudo quanto pudesse contribuir para o progresso da nova ciência. Allan Kardec se defendeu admiravelmente da pecha de haver escrito sob a influência de idéias preconcebidas ou sistemáticas. Homem de caráter frio e severo, observara os fatos e das observações deduziu as leis que os regem; foi o primeiro que, a propósito desses fatos, estabeleceu teoria e constituiu em corpo de doutrina , regular e metódico. Demonstrando que os fatos, falsamente chamados sobrenaturais, são sujeitos as leis, os subordinou à categoria dos fenômenos da natureza, e fez ruir, assim, o último reduto do maravilhoso, que é uma das causas da superstição
.



Durante os primeiros anos de preocupação com os fenômenos espíritas, foram estes mais objeto de curiosidade que de meditações sérias. O Livro dos Espíritos fez com que fossem encarados pôr outra face: desprezaram-se as mesas falantes, que tinham sido o prelúdio e se ligou o fenômeno a um corpo de doutrina, que compreendia questões concernentes à humanidade. Da aparição do livro data a verdadeira fundação do Espiritismo, que até então só possuía elementos esparsos, sem coordenação, e cujo o alcance não tinha sido compreendido pôr todos. Também foi desde aquela época que a doutrina prendeu a atenção dos homens sérios e adquiriu rápido desenvolvimento. "Em poucos anos, as idéias espíritas contavam com numerosos aderentes nas classes sociais e em todos os países.





O êxito, sem precedentes, é obra da simpatia que essas idéias encontram, mas também é devido, em grande parte, à clareza característica dos escritos de Allan Kardec. "Abstendo-se das fórmulas abstratas da metafísica, o autor soube fazer-se sem fadiga, condição essencial para a vulgarização de uma idéia. Sobre todos os pontos de controvérsia, a sua argumentação, de uma lógica cerrada, oferece pouco material à contestação e predispõe o antagonista à convicção. "As provas materiais, que o Espiritismo fornece tanto da existência da alma como da vida futura, derrocam as idéias materialistas e panteístas. Um dos princípios mais fecundos da doutrina, o qual decorre do precedente, é o da pluralidade das existências, já entrevista pôr inúmeros filósofos antigos e modernos e, nestes últimos tempos, pôr Jean Reynaud, Charles Fourier, Eugène Sue e outros; mais tinha ficado no estado de hipótese, ao passo que o Espiritismo demonstra a sua realidade e prova que é um dos atributos essenciais da humanidade.




Desse princípio decorre a solução de todas as anomalias aparentes da vida humana, de todas as desigualdades intelectuais, morais e sociais. O homem sabe assim donde vem, para onde vai, para que fim está na Terra e pôr que sofre aqui. "As idéias inatas explicam-se pelos conhecimentos adquiridos em vidas anteriores; o caminhar dos povos explica-se pelos homens do tempo passado, que voltam a esta vida, depois de terem progredido; as simpatias e as antipatias, pela natureza das relações anteriores, relações que ligam a grande família humana de todas as épocas aos altos princípios da fraternidade, da igualdade, da liberdade e da solidariedade universal, têm pôr base as mesmas leis a Natureza e não mais uma teoria.





Em vez do princípio: Fora da Igreja não há salvação, que mantém a divisão e a animosidade entre diferentes seitas e que tanto sangue tem feito correr- o Espiritismo tem pôr máxima: Fora da caridade não há salvação, isto é, a igualdade dos homens perante Deus, a liberdade da consciência, a tolerância e a benevolência mútuas. Em vez da fé cega, que aniquila a liberdade de pensar, ensina: a fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade; para a fé é preciso uma base e esta é a inteligência perfeita do que se deve crer; para crer não basta ver, é preciso sobretudo compreender; a fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que produz hoje o maior número de incrédulos, pôr querer impor-se. Exigindo a alimentação das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e i livre arbítrio.(Evangelho segundo o Espiritismo).





Trabalhador infatigável, sempre o primeiro a iniciar o trabalho e o último a deixá-lo, Allan Kardec sucumbiu a 31 de março de 1869, em meio dos preparativos para mudar de domicílio, como lho exigia a extensão considerável das múltiplas ocupações. Numerosas obras, que tinha em mão, ou que só esperavam oportunidade para vir a lume, provar-lhe-ão um dia a magnitude das concepções. Morreu como viveu: trabalhando. Desde longos anos sofria do coração, que reclamava, como meio de cura, o repouso intelectual, com pequena atividade material. Ele, porém, inteiramente entregue às obras, negava-se a tudo o que lhe roubasse um instante das suas ocupações de predileção. Nele, como em todas as almas de boa têmpera, a lima do trabalho gastou o aço do invólucro. O corpo, entorpecido, recusava-lhe os serviços; mas o espírito, cada vez mais vivaz, mais enérgico, mais fecundo, alargava-lhe o círculo da atividade. Na luta desigual a matéria nem sempre podia resistir.




Um dia foi vencida: o aneurisma rompeu-se e Allan Kardec caiu fulminado. Um homem desapareceu da terra, mas o seu grande nome tomou lugar entre as ilustrações do século e um culto espírito foi retemperar-se no infinito, onde aqueles, que ele próprio havia consolado e esclarecido, lhe esperavam a volta com impaciência. "A morte, dizia mui recentemente, a morte amiúda os golpes na falange dos homens ilustres!... A quem virá ela agora libertar?" Foi ele, depois de tantos outros, retemperar-se no espaço e buscar outros elementos para renovar o organismo gasto pôr uma vida de labores incessantes. Partiu com aqueles que virão a ser os luminares da nova geração, a fim de voltar com eles para continuar e concluir a obra que deixou confiada a mãos dedicadas. O homem deixou-nos, mas a sua alma será sempre conosco.





É um protetor seguro, uma luz a mais, um labutador infatigável, que foi aumentar as forças das falanges do espaço. Como na terra, saberá moderar o zelo dos impetuosos, secundar as intenções dos sinceros e dos desinteressados, estimular os vagarosos - saberá enfim, sem ferir a ninguém, fazer com que todos lhe ouçam os mais convenientes conselhos. Ele vê e reconhece agora o que ainda ontem apenas previa. Não mais está sujeito às incertezas e aos desfalecimentos e contribuirá para participarmos das suas convicções, fazendo-nos alcançar a meta, dirigindo-nos pelo bom caminho, tudo nessa linguagem clara, precisa, que constitui um característico nos anais literários.





O homem, nós o repetimos, deixou-nos, mas Allan Kardec é imortal, e a sua memória, os trabalhos, o Espírito, estarão sempre com aqueles que sustentarem com firmeza e elevação a bandeira, que ele sempre soube fazer respeitar. Uma individualidade pujante construiu o monumento. Esse monumento será para nós na Terra a personificação daquela individualidade. Não se congregarão em torno de Allan Kardec: congregar-se-ão em torno do Espiritismo, que é o monumento pôr ele erigido. Através dos conselhos dele, sob a sua influência, caminharemos com passo firme para essas fases venturosas prometidas à humanidade regenerada. (Revue Spirit. Maio 1869).


sábado, 6 de novembro de 2010

NOSSAS ATIVIDADES

DOMINGO

7h30: Grupo de Estudos
Aprendizes da Mediunidade
9h00: Caravana da Fraternidade
Hospital Espírita e
Creche Auta de Souza
SEGUNDA-FEIRA
20h00: Reunião Pública: Palestra - PassesEvangelização
Mocidade Espírita Joana D'Arc
TERÇA-FEIRA
14h00: Visitação Domiciliar à doentes
20h00: Reunião de Atendimento Espiritual
QUARTA-FEIRA
14h00: Reunião Pública - Palestra - Passes
20h00: Curso Aprendizes do Evangelho
Coral Canto de Luz ( ensaios )
QUINTA-FEIRA
14h00: Curso Aprendizes do Evangelho
20h00: Reunião de Estudos Doutrinários e
Prática Mediúnica
Curso Básico de Espiritismo I e II
Curso de Orientação e Educação Mediúnica
Reunião Mediúnica
SEXTA-FEIRA
15h00: Reunião de Estudos do Evangelho
20h00: Reunião de Tratamento Espiritual
SÁBADO
14h00: Trabalho de Atendimento às Famílias
( 2o. e 4o. Sábados do mês )


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ARTIGO DO MÊS



Espiritismo e Reforma Íntima

Muitas vezes ao meditarmos sobre os ensinamentos do Divino Mestre Jesus, nos pegamos a pensar nas imensas dificuldades que temos para seguir-lhe as orientações. Não possuímos as condições ideais para repetir-lhe os ensinamentos, falta-nos a limpidez de coração para servir de exemplo aos companheiros, caímos freqüentemente nos velhos erros, deixamo-nos dominar pelas dúvidas e tantas outras situações são as desculpas encontradas para que paralisemos nossas ações na prática cristã. Esquecemo-nos de que Jesus sabe muito bem qual é a massa de que dispõe para alcançar a construção do reino do Pai aqui na Terra. E mesmo assim, não prescinde de nosso esforço.
Cabe a cada um de nós, que se diz espírita, cristão, o esforço de vencer a si mesmo, através da Reforma Íntima. Atitude fácil de ser indicada, porém de difícil realização. Não impossível, mas que exige muita disciplina, perseverança, força de vontade e coragem. Podemos começar com a busca do autoconhecimento, aceitando a presença do orgulho (nosso maior defeito) em cada um de nós, em maior ou menor grau; e também reconhecendo nossa condição de, como filhos do Pai que está nos Céus, receber continuamente oportunidades de corrigir nossa direção.
O passo seguinte nos pede uma atitude corajosa de entregar-se continuamente à difusão dos ensinos do Mestre, através da exemplificação, não deixando que o desânimo nos esmoreça. As elucidações de Kardec juntamente com as instruções dos espíritos no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo servem de base para alcançarmos estes objetivos.

                     
                              Maria Cristina Covolan Bachiega



                                   Nós, na Casa Espírita

Podemos pensar que fazemos nossas obrigações, ao freqüentarmos nossos Centros Espíritas semanalmente, ouvindo as palestras e recebendo passes, mas, será que não estamos avaliando superficialmente nossas atitudes?
Muitas vezes, até o pouco que fazemos, podemos melhorar.                       Antes de conhecer as obras da literatura espírita, de freqüentar os grupos de estudos, não imaginava a seriedade e a importância de nossa participação, por exemplo, nas Reuniões Públicas semanais!
Durante essas Reuniões podemos fazer o bem ou o mal, a nós mesmos e/ou ao nosso próximo, seja ele encarnado ou desencarnado presente para receber auxílio espiritual. Nós temos real consciência disso?
Faremos o bem à medida que emitirmos boas vibrações, bons pensamentos. Parece simples. Mas, não é. Nos livros complementares da Doutrina, os bons espíritos, enfatizam a importância de nosso auxílio vibratório para que, os trabalhos de assistência espiritual tenham êxito.
Exemplos de boas vibrações, nas reuniões públicas: ficar em silêncio relembrando um tratamento carinhoso que recebemos de alguém durante o dia; emitir pensamentos de coragem e forças para os doentes; lembrar da caridosa missão de Vicente de Paulo, de Chico Xavier, desejando buscar fazer o mesmo, praticar o bem; lembrar de boas leituras e emitir pensamentos de amor, perdão, respeito, solidariedade, compreensão...
Ao passo que, emitimos más vibrações quando pensamos: estou perdendo o capítulo da novela; ao invés de estar aqui poderia estar no Clube, no Cinema; quando ainda, lembramos de afazeres domésticos que deixamos por fazer; lembramos com raiva, de problemas enfrentados durante o dia; lembramos, com rancor, de pessoas com as quais tivemos desentendimentos.
Esses maus pensamentos e sentimentos emitem irradiações negativas, impedindo o melhor aproveitamento do socorro que estamos recebendo da Espiritualidade Maior.
E no dia a dia, os nossos maus pensamentos e sentimentos, pela Lei da Atração, poderão certamente atrair más influências espirituais, com conseqüências danosas à nossa vida!
Essas foram algumas reflexões sobre nossa participação nas reuniões públicas. E nas demais atividades dos Centros Espíritas, como freqüentadores ou como trabalhadores, como tem sido? Fica a pergunta...


                                               Maria José de Almeida

                            

Ide, pregai o Evangelho
Jesus iniciou o diálogo com uma mulher samaritana, no Poço de Jacó, dizendo: “Dá-me de beber?”. A mulher respondeu: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?”.
Existiam conflitos entre judeus e samaritanos e por isto mesmo Jesus teve com ela um diálogo rico de exemplos de conduta cristã. Este diálogo está no Evangelho de São João, Capítulo IV e foi abordado por Terezinha de Oliveira, no livro Na Luz do Evangelho.
À beira do poço, inesperadamente, a mulher samaritana encontrou Jesus e Ele autenticamente dinamizou os conhecimentos primeiros que ela já possuía, de forma que a mesma levou o testemunho da verdade das palavras do Cristo ao seu povo. E quando os samaritanos foram até Ele, “creram Nele por causa de suas palavras”.
No nosso dia a dia, numa conversa com amigos, em filmes, em reportagens, somos convidados a conhecer o Evangelho de Jesus Cristo.  Da mesma forma como Jesus pediu à mulher samaritana: Dá-me de beber, também o Espiritismo, sempre e especialmente com o evento do Centenário de Vida do nosso querido “Chico Xavier”, pede: Dá-me atenção!
De revelação em revelação, a Doutrina Espírita busca nos ensinar “a amar a Deus em espírito e verdade: simplesmente sentindo, pensando e fazendo o bem, de todo o coração, alma, entendimento e forças, onde, quando, como e com quem estivermos”.
“Se já entendemos a revelação sublime, não a guardemos somente para nós, qual candeia sob o alqueire, procuremos interessar outros nesse conhecimento que renova e liberta”.
No livro Estudando o Evangelho, Martins Peralva, nos Capítulos 2 e 3, nos diz: “Quando Jesus, observando as lutas do proscênio terrestre, aconselhou o “Ide e pregai o evangelho”, não pretendeu, de forma alguma, fossem os discípulos, tão somente, levar conforto aos sofredores, consolação aos aflitos, bom ânimo aos desalentados do caminho... desejou que preparassem almas com pregação educativa. Aquele que sente dentro de si uma réstia de claridade divina pode e deve influenciar o aprimoramento de seu próximo... pela efetiva exemplificação do Bem, na moral e no saber.”
“Referimo-nos, sobretudo, ao anúncio vivido, exemplificado, capaz de contagiar, de converter, de transformar quantos lhe sintam a influência dinâmica, renovadora”. “... o coração que, pela força do Evangelho, se ergue para o amor – é luz dentro da eternidade, que nunca mais se apagará...”
Então amigos, que Deus nos abençoe, para que tenhamos o nosso coração sensibilizado pela consciência do Evangelho, irradiando luz, luz de amor, pelo exemplo vivo diário, para que possamos atender ao pedido de Jesus “Ide e pregai o Evangelho”. E que assim seja!
                         Maria José de Almeida